Notícias
Conferência sobre IA desperta inovação universitária
Sob o lema, “Inteligência Artificial Catalisador da Mudança nas universidades do amanhã”, decorre de 14 a 16 de Outubro, na Universidade Pedagógica de Maputo - UPM, Campus de Lhanguene, a Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial e Transformações Universitárias, um evento que junta especialistas em Inteligência Artificial (IA), representantes do Instituto Nacional de Tecnologia (INTIC), docentes, comunidade académica, corpo directivo da universidade, e parceiros.

Falando na abertura, o Prof. Doutor Jorge Ferrão, disse que a conferência visa aprofundar conhecimentos sobre a tecnologia e sustentabilidade da IA, de modo a compreender de que reforma deve ser implementada pela universidade sem perder de vista as condições do país.

Para o Presidente do Conselho de Administração do INTIC, Professor Eng. Lourino Chemane, que foi o orador da Conferência de abertura, a IA além de resolver problemas ligados aos sectores da agricultura, ciência e saúde, visa reconfigurar os sistemas de ensino garantindo uma educação inclusiva, equitativa e de excelência.

“A transformação digital é um vector estratégico para ajudar na tomada de decisões, solucionar problemas técnicos e académicos. Entretanto, deve ser feita e usada com ética, sem violar princípios de transparência, responsabilidade, justiça, segurança e acima de tudo, privacidade dos dados”, advertiu o Professor Chemane.

Por seu turno, o coordenador da conferência, Prof. Doutor Célio Sengo, afirmou que a IA é uma força motriz da inovação e transformação dos domínios do saber, que visa alterar acções institucionais, sua eficiência desde o ensino até a resposta às novas demandas, gerando inclusão e equidade social.

“Durante estes três dias, teremos a oportunidade de reflectir, debater e criar possíveis caminhos dos quais a IA pode servir como catalisador da mudança, num momento em que as universidades enfrentam desafios que exigem repensar nos seus modelos pedagógicos, estratégias de investigação, ensino e gestão, tendo em conta a nova realidade”, destacou o coordenador.

O evento será requintado com apresentações, debates, exposições, sessões plenárias e workshops, nas dimensões de, ensino, aprendizagem e investigação; governação e gestão universitária; e desafios éticos, inclusão e sustentabilidade, com a finalidade de promover reflexões, partilhar conhecimentos sobre o uso da IA como um catalisador da mudança ao nível das universidades.(X)

Por: GCI/UP-Maputo

REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135, Maputo, Moçambique
(+258) 84 20 07 116
DUNS: 558579373