Acreditação dos cursos de Doutoramento, criação do Comité de Ética e do Sistema Antiplágio (ACDCCESA)

Resumo/Resultados Esperados

O Projecto visa ajudar a UP-Maputo a acreditar todos os cursos de doutoramento, ter o comitê de ética em funcionamento e registado a nível internacional, ter um sistema antiplágio em funcionamento e enriquecer a bibliografia dos doutoramentos.

Actividades/relatórios esperados

Plano com descrição de acções e resultados

  1. Constituição das comissões de acreditação dos doutoramentos.
  2. Divulgação do processo de Acreditação dos Doutoramentos na instituição e comunidade.
  3. Compilação das evidencias dos indicadores.
  4. Seminários de troca de experiências sobre o processo de organização de evidencias.
  5. Recolha junto dos docentes da bibliografia relevante por cada curso.
  6. Aquisição da bibliografia identificada e o respectivo Cadastramento no sistema de registo da UP-Maputo.

Output 1

  1. Comissões de acreditação criadas formalmente
  2. Processo de acreditação dos Doutoramentos divulgado no seio da comunidade académica
  3. Evidencias dos indicadores de cada curso compilados
  4. Troca de experiências sobre o processo de organização de evidencias realizada em seminários
  5. Bibliografia relevante por cada curso compilada.
  6. Bibliografia identificada adquirida e o respectivo Cadastramento efectuados.

Output II

  1. Sistema antiplágio adequado para UP-Maputo identificado.
  2. Adquirido e instalado o sistema antiplágio.
  1. Elaboração dos termos de referência do Comité de Ética
  2. Organização de seminários de adequação dos termos de referência do Comité de Ética
  3. Criação do Comité de Ética (Registo Internacional)
  4. Visita a universidade estrangeiras para a troca de experiências (Portugal e Africa do Sul)

Output III

  1. Realização da conferência
  2. Termos de referência do Comité de Ética elaborados
  3. Termos do Comité de Ética adequados
  4. Comité de Ética da UP-Maputo em funcionamento
  5. Realizada a troca de experiência com universidade estrangeira (Portugal e Africa do Sul)
  1. Concepção e publicação do material de acreditação e sobre o comité de ética
  2. Elaboração dos termos de referência da Conferência Internacional sobre a educação em ciências naturais e matemática.
  3. Lançamento do Edital da conferência.
  4. Selecção de experts e Key Notes speakers para a partilha de experiências.
  5. Realização da conferência.
  6. Participação em conferências na Austrália e Nepal.

Output IV

  1. Material de acreditação e do Comité de Ética concebidos e publicados
  2. Termos de referência da Conferência Internacional sobre a educação em ciências naturais e matemática elaborados.
  3. Edital da conferencia lançado
  4. Selecionados os experts e Key Notes speakers para a partilha selecionados.
  5. Conferencia sobre a educação em ciências naturais e matemática realizada
  6. Troca de experiência sobre o processo de acreditação e do funcionamento do comité ética realizadas em conferencias em Austrália e Nepal.
  1. Apresentação do relatório final da implementação do projecto

Output V

  1. Seminário de divulgação dos resultados do projecto
  2. Publicação em livro do relatório do projecto

Fotografias/Imagens

 

Links de outras páginas das organizações onde o projectos está colocado

Lista de Pesquisadores (com link para CV)

Neste projecto os pesquisadores são os coordenadores do projecto também envolvidos como supervisores na iniciação cientifica, docentes da UP-Maputo como supervisores ou beneficiários da iniciação cientifica, bem como, estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento como beneficiários da iniciação cientifica

Pesquisadores Título do subprojecto Linha de Pesquisa da UP-Maputo
1. Agness Clotilde Avaliação da eficácia das micorrizas no cultivo da couve (Brassica olerácea), uma prática para agricultura sustentável. Meio Ambiente
2. Alberto Cupane Avaliação do Ensino à Distância em Moçambique Educação
3. Alcinda Mafuiana Concepção e implementação de tecnologias persuasivas para eficiência energética em edifícios escolares. Meio Ambiente e Energia
4. Almerinda C. Tchemane Impacto das Mudanças Climáticas na Agricultura Meio Ambiente
5. Ana Paula L. A. Camuendo O papel da mulher rural na gestão e conservação da água e do solo: Caso da Ponta de Ouro e Município de Boane Meio Ambiente
6. Armindo Monjane Colaboração na coordenação do Projecto  
7. Arsénio José Mindú Impacto das Mudanças Climáticas na Agricultura Meio Ambiente
8. Carlos Lauchand Coordenação do Projecto Geral  
9. Dalila Augusto Mussengue N. San O papel da mulher rural na gestão e conservação da água e do solo: Caso da Ponta de Ouro e Município de Boane Meio Ambiente
10. Elias Laquiasse Avaliação do Ensino à Distância em Moçambique Educação
11. Elísio Machicane Tivane Influencia dos Aspectos Culturais nas Configurações de Canoas Aplicadas no Ensino dos Conteúdos da Geometria na Disciplina de Matemática em Moçambique Etnomatematica
12. Ézar Esau Nharreluga Concepção e implementação de tecnologias persuasivas para eficiência energética em edifícios escolares. Meio Ambiente e Energia
13. France Langa Estratégias para redução do consumo de energia eléctrica nas escolas públicas nos distritos de Magude, Namaacha e Chibuto. Meio Ambiente
14. Herieta Massango Concepção e implementação de tecnologias persuasivas para eficiência energética em edifícios escolares. Meio Ambiente e Energia
15. José Júlio Júnior Guambe Vulnerabilidade das infraestruturas turísticas a efeitos das mudanças climáticas no município de Vilankulo Meio Ambiente
16. Marcelo Manjate Inquérito sobre a produção de energia eléctrica em Chua Energia
17. Olga R. Chuquela Riscos Ambientais na Província de Maputo (estudo piloto) Meio Ambiente
18. Pércio Julião C Sitoe Riscos Ambientais na Província de Gaza (estudo piloto) Meio Ambiente
19. Salvador Fernando Chiposse Avaliação da eficácia das micorrizas no cultivo da couve (Brassica olerácea), uma prática para agricultura sustentável. Meio Ambiente
20. Sérgio Tomás Vilanculo Vulnerabilidade das infraestruturas turísticas a efeitos das mudanças climáticas no município de Vilankulo Meio Ambiente
21. Sérgio Tomás Vilanculo Avaliação da eficácia das micorrizas no cultivo da couve (Brassica olerácea), uma prática para agricultura sustentável. Meio Ambiente
22. Silvia Inácio Langa Influencia dos Aspectos Culturais nas Configurações de Canoas Aplicadas no Ensino dos Conteúdos da Geometria na Disciplina de Matemática em Moçambique Etnomatematica
23. Uranio Sitoes Concepção e implementação de tecnologias persuasivas para eficiência energética em edifícios escolares. Meio Ambiente e Energia
24. Yonss Leide Matias Avaliação da eficácia das micorrizas no cultivo da couve (Brassica olerácea), uma prática para agricultura sustentável. Meio Ambiente

Publicações (artigos/livros) - Em perspectiva

  1. Resumo da conferência internacional sobre novos paradigmas no ensino de ciências naturais e matemática já realizada
  2. Um número de revista Munyo composto pelos artigos de iniciação cientifica

Lista de Universidades Parceiras

  1. Cape Peninsula University of Technology in Cape Town – RSA
  2. Universidade de Minho – Portugal
  3. Curtin University of Technology – Perth – Australia
  4. Katmandu University - Nepal

heraldica

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