Planetary Utilization of Sustainability Strategies (PLUS) Final Conference

Planetary Utilization of Sustainability Strategies (PLUS) Final Conference

 


Transferir Livro de Resumos

Clique aqui para aceder ao programa em formato PDFClique aqui para aceder ao programa em formato PDF ~ 402KB

No âmbito do Projecto Planetary Utilization of Sustenaible Resourses (PLUS) a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) está a realizar de  03 a 05 de Setembro uma Conferência sobre Sustentabilidade e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). O evento que decorre no campus de Lhanguene reúne nove universidades do mundo, tendo como instituição coordenadora a Universidade de Giessen - Alemanha, cinco universidades da África Austral, três universidades da América latina. A conferência tem como principais objectivos a identificação e partilha de estratégias e práticas inovadoras em educação e desenvolvimento sustentável, assim como a promoção de princípios de sustentabilidade nos sistemas educacionais globais. 

 


A sessão de abertura contou com a presença do Secretaario de Estado da Ciência e Ensino Superior, Edson Macuácua que sublinhou na intervenção a actualidade dos assuntos a serem debatidos na conferência. No que diz respeito a implementação dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável na agenda 2030, Macuácua referiu que: “é já o momento de reflexão para que possamos analisar o ponto de situação em que nos encontramos”.

 


A Prof. Doutora Sarita Henriksen, porta-voz do evento, referiu que a conferência conta com 37 inscrições, e resulta numa parceria entre as universidades que acolhem o projecto PLUS, em que são tratadas questões de sustentabilidade de forma holística, olhando também a perspectiva de cientistas sociais.

 


Por sua vez o Vice-Reitor Académico da UP-Maputo, Professor Catedrático José Castiano disse que: “para a UP-Maputo participar nesse projecto foi mais que cumprir o mandato académico, foi um exercício de alinhamento com a nossa missão institucional”.

 


O orador Principal da conferência, Professor da Universidade de Giessen, Jorn Ahrens trouxe uma perspectiva sobre “o que é sustentabilidade, e reflexões sobre a agenda de um Oxímoro”, destacando aspectos na sustentabilidade como racionalidade do governo, que pode ser  insustentável. O outro ponto de vista do Professor Ahrens é de que não existe sustentabilidade, porque desde o início o conceito de sustentabilidade subverte os seus próprios interesses. Em suma para ele, sustentabilidade é um instrumento de ideologia, e por último pede para que se critique de forma sistemática o conceito de sustentabilidade.

 


Na conferência internacional sobre sustentabilidade e educação estão a ser discutidos ao longo dos dias, temas ligados a resiliência climática, pedagogias sustentáveis, integração curricular e iniciativas comunitárias, igualmente, irão ser explorados assuntos ligados a políticas públicas e experiências práticas que podem servir de guias para decisões de instituições publicas, bem como, estratégias locais para sustentabilidade climática, na produção e exploração de recursos.

 


Em paralelo a conferência decorre do lado de fora do anfiteatro Paulus Gerdes uma exposição de produtos diversos, feira de livros e cuidados com a saúde, envolvendo estudantes de todas as faculdades da UP-Maputo, das escolas secundarias e parceiros.

 


Por: Taualia Neuara e Daniel Bila (fotos)

 


*GCI/UP-MAPUTO*

heraldica

REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135, Maputo, Moçambique

(+258) 84 20 07 116

sgeralup@yahoo.com.br

DUNS: 558579373