Notícias

Do CEAD ao Instituto Superior de Educação à Distância da UP Maputo

Do CEAD ao Instituto Superior de Educação à Distância da UP Maputo

Num contexto global em que a transformação digital ocupa a centralidade tecnológica, os diferentes autores do processo de ensino e aprendizagem são chamados para novas dinâmicas. Nesta senda, o CEAD (Centro de ensino à distância) da Universidade Pedagógica de Maputo (UPMaputo), reuniudo entre os dias 3 e 5 de Novembro, no I Fórum de “Reflexão sobre a gestão pedagógica e administrativa dos cursos”, reforçou o comprometimento com as mudanças de paradigmas no uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), bem como na melhoria das condições de ensino à distancia (EaD).

O CEAD nas reflexões de três dias em Bilene, junto dos directores e representantes dos 10 cursos ministrados na modalidade modular e online centrou-se em trazer diferentes assuntos e propostas para tomada de decisões de melhoramento das suas actividades.

A semelhança do primeiro dia, os subsequentes seguiram a mesma linha de orientação com apresentações e debates acerca da análise da sustentabilidade do EaD por curso e da possibilidade de aumento de salário por especialidade. Neste aspecto com os factos arrolados, verifica-se a não sustentabilidade dos cursos, entretanto, a Vice-Reitora para Administração e Recursos, Profa Doutora Leonilda Sanveca referiu que não se pode olhar apenas pela arrecadação, mas em questões macro, dada a necessidade actual de formação de quadros no país, portanto, algumas medidas poderão ser tomadas para minimizar tal cenário.

No que se refere aos recursos digitais de aprendizagem, foi desenvolvida uma pesquisa baseada em ensaios, em que se constatou o uso de tais recursos por estudantes e docentes, dentre eles o Moodle, se destacando a Faculdade de Ciências de Linguagem, Comunicação e Artes como a que utiliza mais os recursos de aprendizagem, seguida da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática e Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia. A pesquisa conclui igualmente que, a maioria dos professores optam pelo uso dos ficheiros PDF. Todavia, o CEAD está preocupado em apostar no uso de outros meios e na contratação de outros recursos multimédia, para a produção de vídeos de apresentação dos cursos que poderão ser acedidos no seu canal: www.youtube.com.@ceadupm.

Ainda no I fórum do CEAD foram apresentadas temáticas sobre o Panorama da acreditação de cursos de EaD; a Educação a distância em tempos de mudanças e o novo paradigma da Inteligência Artificial (IA) – sendo que estão a ser conduzidos estudos sobre o uso da IA aos docentes e estudantes; a Implementação dos novos planos curriculares: dificuldades, desafios e soluções, foram apresentados como desafios: a reorganização da estrutura formativa, o reajuste de cargas horárias, a harmonização da actuação dos docentes e como possíveis soluções: criação de uma comissão de acompanhamento do currículo. Contudo, os participantes destacaram o grande esforço do CEAD em minimizar muitos constrangimentos enfrentados ao longo dos processos.

O Director do CEAD, Prof. Doutor Juvêncio Nota trouxe a proposta da transição do órgão que dirige, para Instituto Superior de Educação Aberta à Distância (ISEAD). Facto que requer apostar na profissionalização do pessoal do CEAD, embora surjam desafios estruturais, acredita-se que a transformação elevará a autoestima dos estudantes, permitirá maior autonomia, a celebração de contratos de forma individualizada e convénios para abertura de cursos de pós-graduação, e, de maneira conjunta engrandecer o EaD.

Avançou-se no fórum que o ISEAD irá resgatar o estatuto da UPM como pioneira do EaD, a investigação aplicada, garantir o sistema de monitoria e avaliação e expandir-se para diferentes partes do país, contando com uma estrutura idêntica a das faculdades. Os participantes se mostraram bastante optimistas com a nova dinâmica do EaD, facto consubstanciado pela Vice-Reitora Sanveca ao garantir que a transição permitirá maior autonomia e alocação de novas infraestruturas.

Falando no encerramento do I Fórum do CEAD, Sanveca acrescentou ainda que foram apresentados temas muito profundos, com base em estudos, os quais sinalizam o cenário actual, tais pesquisas servirão de guia. A Vice-Reitora disse ainda que na senda da transformação do CEAD para o ISEAD pretende-se maior pujança e repensar as novas formas de actuação, de maneira a entrar na segunda fase da maturidade institucional.

 

heraldica

REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135, Maputo, Moçambique

(+258) 84 20 07 116

sgeralup@yahoo.com.br

DUNS: 558579373