Notícias

Universidade realiza VII edição das PP’s olhando para era digital
Num cenário cada vez mais dinâmico, marcado pela revolução tecnológica e uso da inteligência artificial, a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) realizou, no dia 28 de Agosto do corrente ano, a VII edição das Práticas Profissionalizantes (PP’s) sob o lema, “Transformando habilidades em oportunidades na era digital” com o objectivo de habilitar e consciencializar a comunidade académica sobre o uso consciente da inteligência artificial, promover a partilha de experiências e o fortalecimento da qualidade das PP´s nas faculdades da UP-Maputo, para além de socializar os resultados das práticas e estágios desenvolvidos.
O reitor da UP-Maputo, Professor Jorge Ferrão, falando à margem das PP´s, destacou a importância das PP’s nas instituições de ensino superior do país, como actividades que contribuem na formação integral dos estudantes e na aquisição de novos conhecimentos por meio de exposições, feiras científicas criativas e inovadoras num contexto em que buscam-se soluções de curto e médio prazo para lidar com desemprego e pobreza que assola o país.
“É necessário que nesta fase, o estudante saiba produzir, inovar e buscar fontes de renda, assim como adaptar-se às novas tecnologias”, referiu o reitor, acrescentando ainda que, através dessas práticas, é possível complementar a teoria e a prática, transformando a sociedade por meio da tecnologia. “O mercado de emprego está cada vez mais fechado, difícil e competitivo. Entretanto, o cenário ainda pode ser revertido através do uso da inteligência artificial sem criar alguma dependência por ela.”
Para o Professor Bernardino Bernardo, as PP’s permitem aos estudantes manter contacto com a realidade de forma prática, desenvolvendo conhecimentos através de estágios, projectos de pesquisa em áreas específicas aliadas à era digital. “As actividades que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito das práticas pedagógicas são o reflexo das revoluções tecnológicas na nossa universidade, que permitem alcançar resultados inovadores, competitivos e renováveis nos dias de hoje”, assegurou.
Ainda de acordo com Bernardo, apesar da inteligência artificial ajudar no desenvolvimento das competências dos estudantes, a falta de recursos para investir na capacitação, pesquisa e inovação académica, podem representar grandes desafios na sociedade.
Por sua vez, o Professor Cornélio Mucaca, defende o uso consciente da inteligência artificial na academia, de modo a não gerar uma dependência a ponto de dispensar-se o uso da mente humana. “As mudanças tecnológicas geram várias oportunidades de emprego, flexibilizam o acesso às informações, assim como podem capacitar profissionais de várias áreas na tomada de decisões e no aprimoramento do conhecimento científico assim como prático, porém, essa digitalização pode ser vista como uma desvantagem a partir do momento que gera uma desigualdade digital e dispensa o uso da razão”, referiu.
O outro painelista que interveio nas PP´s é o Doutor Pedro Tivane que falou da integração do digital à evolução tecnológica nos aspectos do quotidiano, transformando a forma de ser e estar dos estudantes diante da sociedade moçambicana. “Apesar de ser desafiador, a era contemporânea pode gerar oportunidades digitais, transformar a forma de consumo das informações, assim como modelam o ensino por meio das práticas técnico-profissionais que incluem as tecnologias”, afirmou Dr. Tivane.
Referir que as PP’s permitem aplicar os conhecimentos teóricos na realidade actual, aprimorando habilidades e competências essenciais para adaptar-se ao mercado do trabalho por meio das técnicas e conhecimentos oferecidos pela inteligência artificial.
A cerimónia foi abrilhantada culturalmente pela Faculdade de Ciências de Linguagem, Comunicação e Artes e, contou com estudantes, corpo docente, representantes da Polícia da República de Moçambique, expositores, e uma mesa redonda liderada pelos painelistas: Professor Bernardino Bernardo, Professor Cornélio Mucaca e Doutor Pedro Tivane. (X)
Por: GCI/UP-Maputo
REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135, Maputo, Moçambique
(+258) 84 20 07 116
DUNS: 558579373