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Faculdade de Educação e Psicologia aposta na Orientação Vocacional para transformar o futuro dos jovens
Acção na Escola Secundária de Mulovote beneficiou 200 alunos com aconselhamento e palestras sobre escolhas profissionais e combate à violência.
A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica de Maputo reforçou o seu compromisso com a formação integral dos jovens ao realizar, no dia 18 de julho de 2025, uma acção de Orientação Vocacional e Profissional na Escola Secundária de Mulovote, na Matola, Província de Maputo.
A iniciativa teve como objectivo sensibilizar os alunos para a importância de escolhas acertadas na construção do seu futuro académico e profissional, numa altura em que as decisões vocacionais são determinantes para o sucesso no mercado de trabalho.
Segundo a coordenação da actividade, cerca de 200 alunos foram atendidos por uma equipa composta por 20 profissionais, entre docentes, psicólogos e estudantes finalistas, que proporcionaram aconselhamento individual e colectivo.
Para além da orientação vocacional, a acção integrou palestras e debates sobre a prevenção da violência nas escolas, numa parceria com o Movimento de Educação para Todos (MEPT). A abordagem procurou alertar os jovens para os impactos negativos da violência e reforçar valores de convivência pacífica, num contexto em que se têm registado casos preocupantes em instituições de ensino da Província de Maputo.
Ajudar os alunos a fazer escolhas conscientes é preparar cidadãos para um futuro mais sólido e responsável”, destacou a Dra. Tima Dinis, psicóloga e docente na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica de Maputo, sublinhando que estas acções serão contínuas e incluirão temas ligados à prevenção do consumo de álcool, tabaco e drogas.
Para a directora da Escola Secundária de Mulovote, Dra. Helena Roque, a presença da Universidade na escola “é um gesto que enriquece a vida estudantil dos alunos e lhes oferece ferramentas para planificarem melhor o seu futuro. É fundamental que estas iniciativas sejam regulares, para garantir que os nossos alunos não escolham cursos por acaso, mas por vocação e consciência”.
Os próprios alunos reconheceram a importância desta intervenção. “Aprendi que a escolha de uma carreira não deve ser feita por influência de amigos, mas com base no que eu gosto e no que sei fazer. Esta orientação ajudou-me a esclarecer muitas dúvidas”, afirmou Nilza Filimone, aluna da 12.ª classe.
Com esta intervenção, a Faculdade reafirma a sua missão de apoiar o desenvolvimento académico, pessoal e social dos jovens, criando condições para que cada estudante construa um projecto de vida alinhado aos seus talentos e aos desafios da sociedade contemporânea.
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