Notícias

Reitor felicita campeãs e vice-campeãs africanas de voleibol de praia

Reitor felicita campeãs e vice-campeãs africanas de voleibol de praia

Queridas Verónica Roque, Nádia Bango, Mércia Mucheza e Vanessa Muianga parabéns e obrigado por fazerem saltar os nossos corações*


Com os pés na areia e o coração em chamas, vocês mostraram ao continente africano que em Moçambique o talento feminino não se esconde . Esse talento brilha como o sol de Maputo no horário mais alto do sol do meio dia. Ao vencerem o Egipto, sempre grandes campeões, na final,  por 2-1, Verónica e Nádia, vocês não apenas levantaram os braços, mas levantaram connosco a esperança. Vocês são valentes campeãs africanas de voleibol de praia de sub 21. 

 


O jogo com Marrocos, anfitriões, que foi emotivo até ao final, Mércia e Vanessa, vocês mostraram, como sempre,  que mesmo nas derrotas dignas, há vitórias que se plantam no espírito. E vocês foram longe, como equipa, como irmandade, amigas, como embaixadoras da Universidade Pedagógica de Maputo e do orgulho nacional. 

 


Todos que convosco trabalham se devem sentir orgulhosos e realizados. 


Um adágio popular nos lembra que a mão que embala o berço pode mover o mundo. Hoje, acrescentariamos,a mão que remata e bloqueia pode também mover os sonhos de um país inteiro. Vocês mostraram que o voleibol feminino moçambicano não é apenas uma modalidade, é uma metáfora viva de superação, coragem e futuro. Nestes tempos em que procuramos mais igualdade, mais visibilidade e mais oportunidades para as mulheres, a vossa presença em Marrocos e, quem sabe, em breve na Austrália, é um grito doce e poderoso. 


"Estamos aqui. E estamos prontas."


Continuem sendo  as atletas modelos de referência para meninas nas escolas, das universidades e toda a sociedade, como sinal de transfomação para comunidades, e trilhos de confiança que não se apagam na areia. O vôlei feminino pode ser a rede onde muitos sonhos se seguram e saltam alto.


Recebam  o nosso aplauso, o nosso orgulho, a vossa vitória é a nossa inspiração. Sigam firmes, saltem mais alto, e lembrem-se, como já escrevi no passado, quem não sabe para onde vai, deve lembrar-se de onde vem. Vocês vêm da UPM, do vôlei moçambicano, deste país de 50 anos, mas pertencem agora a toda África austral e  Moçambique em particular.
Com admiração e imensa estima . Parabéns. 


Jorge Ferrão.

 

 

heraldica

REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135, Maputo, Moçambique

(+258) 84 20 07 116

sgeralup@yahoo.com.br

DUNS: 558579373