Licenciatura em Serviço Social e Acção Humanitária

  1. Objectivos do curso de Licenciatura em Serviço Social e Acção Humanitária

    O Curso de Licenciatura em Serviço Social e Acção Humanitária, está subdividido em duas componentes: Uma nuclear e outra complementar (que confere a habilitação em Acção Humanitária).

    a) A componente nuclear visa:

    Proporcionar os graduandos estratégias e técnicas que permitam responder a problemas sociais e executar políticas públicas e sociais;

     Promover nos graduandos a mudança social, constituir-se como agente de mediação social, institucional e interpessoal;

     Dotar os graduandos em estratégias e técnicas para a avaliação de políticas sociais para a reconstituição do tecido societal e o fortalecimento da cidadania e da participação em Moçambique.

    b) A componente complementar visa:

     Capacitar os futuros assistentes sociais e humanitários na análise crítica, avaliação e transformação de contextos e políticas sociais, sob o enfoque da qualidade de vida, do desenvolvimento social, dos direitos humanos e da Justiça Social;

     Habilitar os graduandos em analisar, de forma, criativa, questões ligadas a intervenção social e humanitario em vista o emponderamento das comunidades locais;

     Capacitar os graduandos para compreender processos de elaboração de intervenções sociais bem como a serem capazes de participar de processos associados a essas intervenções concretamente as grandes questões sociais no âmbito da intervenção e pesquisa social;

    Formas de Culminação do curso

    • Monografias Cientificas;
    • Relatório de estágio profissionalizante;
    • Projecto de Intervenção.

    Perfil Profissional:

    Perfil da área nuclear:

    Teoricamente desvenda e interpreta, através do movimento de construção e desconstrução, as questões estruturais e conjunturais, das problemáticas sociais e humanitárias presentes na sociedade moçambicana;

     Tecnicamente seja capaz de elaborar diagnósticos, de programas e projectos sociais, e de outros suportes instrumentais próprios da profissão;

     Eticamente tenha uma atitude de negação das evidências e da emissão de juízos de valor, substituindo-a por uma atitude ética que respeite os valores os direitos humanos e a justiça social;

    Perfil da área complementar:

    Capacidade de comunicação interpessoal e relação profissional, utilizando a linguagem adequada às circunstâncias, a forma eficiente de produzir e transmitir a mensagem e a de captar as diferentes formas de feedback;

     Capacidade de trabalho em equipa e controle de riscos;

     Desejo de superação pessoal/profissional, através de processos de supervisão e de formação permanente;

     Ter uma atitude proactiva no estabelecimento de parcerias para a realização de pesquisa e actividades de intervenção social.

    No domínio do saber-fazer, o graduado:

    Utiliza a criatividade de forma autónoma, recorrendo às fontes de informação disponíveis para a resolução de problemas concretos do quotidiano;

    Habilitado em trabalhar em contextos multidisciplinares e multiculturais;

     Capacitado em trabalhar em qualquer área de actividade social que necessita contribuição Social.

     

    No domínio do saber ser e estar, o graduado:

    Utiliza a criatividade de forma autónoma, recorrendo às fontes de informação disponíveis para a resolução de problemas concretos do quotidiano;

    Habilitado em trabalhar em contextos multidisciplinares e multiculturais;

    Capacitado em trabalhar em qualquer área de actividade social que necessita contribuição Social.

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