Informação Institucional

Os documentos contidos nesta secção materializam a visão, missão, valores e princípios que norteiam a execução de todas as actividades da Universidade Pedagógica de Maputo

Identidade corporativa

Apresentação

No cenário contemporâneo, em que a velocidade de comunicação possibilita transferência de dados e de informações no âmbito local e global, torna-se cada vez mais necessário que as instituições de ensino superior se façam conhecer e divulguem uma identidade própria e que alcance maior visibilidade. Nesse sentido, pressupõe-se a criação da marca própria com todos os requisitos inerentes a sua constituição de forma a facilitar a sua identificação tanto pelo seu público-alvo interno quanto externo.


É nesse âmbito que foi elaborado este Manual de Identidade Corporativa da Universidade Pedagógica de Moçambique (UP). É um documento técnico concebido pelo Gabinete de Comunicação e Imagem em parceria com diversos departamentos e sectores da instituição. Reúne as descrições contextuais e técnicas de todos os elementos que constituem a Marca UP com especificações, recomendações e normas essenciais para a preservação das suas características. Dessa forma pretende-se divulgar e massificar o conhecimento da nossa marca e facilitar a sua correcta e coerente utilização, propagação, percepção, identificação e memorização pelos diversos públicos que, de alguma forma, lidam com a Universidade Pedagógica.
O Manual de identidade corporativa da UP busca traduzir na prática a missão, a visão e os valores que orientam o funcionamento desta instituição pública de ensino superior do país através da definição das principais características que a distinguem de todas as outras no contexto histórico, sócio-político e econômico não só do país como também do continente africano, da região da África Austral e do mundo. Assim, a identidade corporativa da Universidade Pedagógica é traduzida pela conjugação e intersecção de muitos elementos que, no seu todo, constituem a Marca UP.
O conceito de marca é bem mais abrangente do que a sua mera representação gráfica. A Universidade Pedagógica, através de seu nome e representação gráfica - comunica a "intenção" da sua missão que, desde a sua criação, "é uma instituição pública de nível superior, vocacionada para a formação de professores e técnicos para todos os subsistemas de ensino e áreas afins, agregando nos seus estatutos não só a graduação nos vários subsistemas, mas também a pós-graduação. Concebida inicialmente como Instituto
Superior Pedagógico (ISP), pelo Diploma Ministerial nº 73/85, de 4 de Dezembro, passou a ter a actual designação (Universidade Pedagógica) à luz do Decreto nº 13/95 de 25 de Abril".
Dessa forma, a Marca UP busca traduzir os seus atributos que a diferenciam das outras universidades. É isto que a faz especial e única frente às outras instituições de género no país, no continente e no mundo.



Contextualização da Marca UP

A presença da UP em todas as províncias de Moçambique e em alguns distritos é um diferencial marcante que a torna pioneira na expansão do ensino superior no país. Esta política de expansão possibilita o acesso ao ensino superior de todos os moçambicanos e torna-se vantagem para as famílias que, por falta de meios financeiros não poderiam deslocar seus filhos a estudarem em outras províncias como acontecia antes dessa expansão.
Se comparado com todas as outras instituições de ensino superior no país, a UP possui maior número de estudantes. São cerca de 40 mil alunos e este número tende a crescer a cada ano lectivo com a entrada de novos ingressos tanto nos cursos iniciais quanto nos de pós-graduação, mestrado e brevemente doutoramentos.
Abertura de novos cursos e novas áreas de formação traduz-se na oferta de opções para os candidatos a diferentes níveis (licenciatura, mestrado, doutoramento) e nas opções de modalidades de ensino-aprendizagem (presencial, semi-presencial e à distância).
O crescimento da instituição não é apenas na área de ensino, mas também em infra-estruturas capazes de atender as necessidades de ensino-aprendizagem, de pesquisa e de extensão que constituem o pilar que sustenta a vida que pulsa em todos os cantos da UP. Para isso foram construídas infra-estruturas de raíz em todas as delegações para atender melhor o seu público.
Esse ambiente de crescimento exige também o estabelecimento de estratégias de gestão dos processos comunicativos e de interação entre a UP e seu público (interno e externo) e, para isso, precisa unificar os apesctos que são fundamentais para uma melhor identificação de sua marca e desempenho institucional.
O ambiente da cultura institucional da UP é marcado pela produção de conhecimento e de saberes nas mais diversas áreas de conhecimento através dos processos de ensino-aprendizagem, da pesquisa científica desenvolvidas pelos investigadores e também através de acções de extensão universitária que coloca a universidade na interacção com as comunidades locais. Essas actividades são associadas às condições e às formas de atendimento e tratamento que são direcionados a comunidade acadêmica e a outros
tipos de publico que se relaciona com a universidade em todas as suas instâncias.
Contamos que com a adopção de regras e técnicas unificadas sobre o uso de todo o conjunto de materiais que fazem parte da marca UP possamos criar laços de uma convivencia profissional aberta e construtiva que corrobora para a elevação da auto-estima do público interno, neste caso da comunidade acadêmica constituída por estudantes, docentes e membros do corpo tecnico administrativo.
Sendo assim, cada elemento que constitui a identidade corporativa da UP pretende representar a instituição com simplicidade, objectividade, clareza e precisão, pois são esses aspectos que formam a base para o sucesso da comunicação, da troca de informação e, consequentemente, permitem o desenvolvimento das áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Estamos atravessando um momento singular na UP. Novos cursos, crescimento do número de alunos, mudanças curriculares, interacção maior com a sociedade, tudo isso vem exigindo respostas e uma postura mais competente na melhoria dos serviços prestados.
Em tais circunstâncias, é imprescindível que ganhemos uma visibilidade mais plena sobre o que estamos a fazer e que venhamos a dispor de uma maior capacidade de gestão dos serviços prestados à sociedade e à comunidadeacadémica, em particular.

Filosofia da Marca UP

Uma marca reflecte a essência de uma organização. É a expressão da sua identidade.
A marca UP representa valores essenciais, não só para a sua comunidade acadêmica, mas também para toda a esfera do ensino superior. Nesse sentido, o presente Manual de Identidade Coprorativa tem o intuito de auxiliar o público da UP a ampliar o conhecimento sobre a instituição que trabalha na direcção da excelência, da relevância e da inovação, aspectos indispensáveis à Universidade que tanto queremos ver reconhecidas as suas acções em prol do desenvolvimento do país.

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