Os Programas de Mestrado na Universidade Pedagógica (UP) foram introduzidos em 2008 e revistos em 2016. Actualmente as áreas cobertas são: Letras e Humanidades, Tecnológicas, Ciências Naturais e Matemáticas e Biomédicas. Os Programas de Mestrado que a UP oferece dividem-se em Académicos e Profissionalizantes.
=>Mestrados Académicos são aqueles cuja essência é a pesquisa, consubstanciada pelas Linhas de Pesquisa que orientam a composição das diferentes actividades curriculares no curso (por ex: seminários, módulos, palestras, conferências, ensaios). Este tipo de Mestrado culmina com uma Dissertação.
=>Mestrados Profissionalizantes são aqueles que visam desenvolver capacidades e competências práticas, necessárias para o exercício de uma profissão. Este tipo de Mestrado culmina com a apresentação de um Relatório de Estágio, ou um Projecto, ou uma Simulação, ou com um Exame Prático.
Os Programas de Mestrado na UP são guiados pelos seguintes princípios curriculares:
1. Princípio da Pesquisa e da Profissionalização como núcleos da formulação e da implementação dos Mestrados;
2. Princípio da Eficiência e da Eficácia;
3. Princípio da ligação entre as Actividades Curriculares dos Módulos e a Produção Científica do mestrando;
4. Princípio da Internacionalização e da Mobilidade Docente e Estudantil;
5. Princípio da Flexibilização e Interdisciplinaridade.
Estrutura Curricular dos Mestrados Académicos
O Mestrado Académico é constituído por três componentes: (1) Componente curricular, constituída por dois blocos: Bloco Geral e Bloco de Especialidade; (2) Componente Co-Curricular, composta pela participação em eventos científicos e; (3) Componente da Dissertação que compreende a elaboração e a participação em Seminários de Progresso da Dissertação e em outras actividades programadas pelo supervisor.
Estrutura Curricular dos Mestrados Profissionalizantes
O Mestrado Profissionalizante divide-se em três componentes: (1) Componente Curricular, constituída por dois Blocos: Bloco Geral e Bloco de Especialidade; (2) Componente Co-Curricular, composta por participação em acções de carácter profissionalizante e eventos científicos e; (3) Componente Prática que compreende a realização de Estágios, ou Projectos, ou Simulações, ou Protótipos e a participação em Seminários de Progresso.
Os cursos de mestrado da Universidade Pedagógica organizam-se obedecendo ao sistema Europe- an Credit Transfer and Accumulation System (ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos Académicos). E também estão adaptados ao Sistema Nacional de Acumulação e Transferência de Créditos Académicos.
Os cursos têm a duração de quatro (4) semestres, incluindo um semestre de elaboração do traba- lho final de Dissertação.
Os mestrados estão estruturados em quatro (4) troncos:
i) Tronco Comum da UP,
ii) Tronco Comum de cada Faculdade,
iii) Tronco da Especialização e
iv) Tronco da Dissertação.
Os troncos i) e ii) têm ambos um total de trinta e seis (36) créditos, correspondendo a dezoito (18) créditos para cada um; o tronco iii) tem quarenta e oito (48) créditos; e o tronco iv) tem trinta e seis (36) créditos. Assim, os quatro troncos do mestrado comportam, no seu conjunto, cento e vinte (120) créditos, segundo o ECTS.