Palavras DO REITOR
Mais do que representar o término de uma jornada de trabalho, um fim mandato representa um momento ímpar de reflexão sobre o que se fez, o que faltou fazer, mas, acima de tudo, constitui um momento de reflexão sobre os desafios que se tem pela frente. Desse ponto de vista e sem fugir à regra, o presente relatório apresenta e analisa as actividades desenvolvidas na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) ao longo do Mandado 2019-2024, o primeiro da nossa reitoria.
No âmbito dos principais domínios de acção universitária da UP-Maputo, este relatório descreve as actividades desenvolvidas nas seguintes áreas:
Governação e Gestão Universitária, Planificação e Reforma Curricular, Ensino na Graduação e Pós-graduação, Pesquisa e Publicação de Resultados (incluindo patentes e inovação), Extensão Universitária na Sociedade Moçambicana e, por último, Internacionalização da UP-Maputo.
Durante o período em descrição realizaram-se quatro reformas, nomeadamente: institucional, curricular, no modelo de governação e na gestão patrimonial e desenvolvimento do corpo docente. Essencialmente, os quatros pilares da reforma institucional vêm responder e dar forma ao grande desafio do Plano Estratégico do Desenvolvimento Institucional, a saber: transformar a UP-Maputo numa universidade de pós-graduação e de pesquisa, com uma vibrante internacionalização, cujo pilar estratégico é a diplomacia académica.
Num futuro próximo, a modernização das nossas instalações universitárias, a desmaterialização e digitalização dos processos académicos e a busca de financiamentos alternativos, através da pesquisa e inovação constituem os caminhos mais certos que devemos trilhar.
Na verdade, estamos a transformar a nossa universidade rumo à relevância curricular e à formação profissionalizante de rigor académico. Neste momento de transformações, a nossa base é a maturidade que a UP-Maputo já alcançou. Maturidade e Transformação – eis o lema e o fio da meada a partir do qual olhamos para trás e escrevemos a nossa utopia no concerto das uni- versidades moçambicanas, de África e do Mundo. Seguimos sempre o lema segundo o qual um passo transformado resulta de um passo já ama- durecido.
Fundada em 1985, transformada em 2019, hoje, a UP-Maputo possui a maturidade para tomar passos seguros no processo da sua própria trans- formação numa universidade moderna, digital, internacionalizada por via dos pilares Pesquisa e Pós-graduação.
Prof. Doutor Jorge Ferrão
Reitor