Resumo/Resultados Esperados
O Projecto visa ajudar a UP-Maputo a acreditar todos os cursos de doutoramento, ter o comitê de ética em funcionamento e registado a nível internacional, ter um sistema antiplágio em funcionamento e enriquecer a bibliografia dos doutoramentos.
Actividades/relatórios esperados
Plano com descrição de acções e resultados
- Constituição das comissões de acreditação dos doutoramentos.
- Divulgação do processo de Acreditação dos Doutoramentos na instituição e comunidade.
- Compilação das evidencias dos indicadores.
- Seminários de troca de experiências sobre o processo de organização de evidencias.
- Recolha junto dos docentes da bibliografia relevante por cada curso.
- Aquisição da bibliografia identificada e o respectivo Cadastramento no sistema de registo da UP-Maputo.
Output 1
- Comissões de acreditação criadas formalmente
- Processo de acreditação dos Doutoramentos divulgado no seio da comunidade académica
- Evidencias dos indicadores de cada curso compilados
- Troca de experiências sobre o processo de organização de evidencias realizada em seminários
- Bibliografia relevante por cada curso compilada.
- Bibliografia identificada adquirida e o respectivo Cadastramento efectuados.
Output II
- Sistema antiplágio adequado para UP-Maputo identificado.
- Adquirido e instalado o sistema antiplágio.
- Elaboração dos termos de referência do Comité de Ética
- Organização de seminários de adequação dos termos de referência do Comité de Ética
- Criação do Comité de Ética (Registo Internacional)
- Visita a universidade estrangeiras para a troca de experiências (Portugal e Africa do Sul)
Output III
- Realização da conferência
- Termos de referência do Comité de Ética elaborados
- Termos do Comité de Ética adequados
- Comité de Ética da UP-Maputo em funcionamento
- Realizada a troca de experiência com universidade estrangeira (Portugal e Africa do Sul)
- Concepção e publicação do material de acreditação e sobre o comité de ética
- Elaboração dos termos de referência da Conferência Internacional sobre a educação em ciências naturais e matemática.
- Lançamento do Edital da conferência.
- Selecção de experts e Key Notes speakers para a partilha de experiências.
- Realização da conferência.
- Participação em conferências na Austrália e Nepal.
Output IV
- Material de acreditação e do Comité de Ética concebidos e publicados
- Termos de referência da Conferência Internacional sobre a educação em ciências naturais e matemática elaborados.
- Edital da conferencia lançado
- Selecionados os experts e Key Notes speakers para a partilha selecionados.
- Conferencia sobre a educação em ciências naturais e matemática realizada
- Troca de experiência sobre o processo de acreditação e do funcionamento do comité ética realizadas em conferencias em Austrália e Nepal.
- Apresentação do relatório final da implementação do projecto
Output V
- Seminário de divulgação dos resultados do projecto
- Publicação em livro do relatório do projecto
Fotografias/Imagens
Links de outras páginas das organizações onde o projectos está colocado
Lista de Pesquisadores (com link para CV)
Neste projecto os pesquisadores são os coordenadores do projecto também envolvidos como supervisores na iniciação cientifica, docentes da UP-Maputo como supervisores ou beneficiários da iniciação cientifica, bem como, estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento como beneficiários da iniciação cientifica
Pesquisadores | Título do subprojecto | Linha de Pesquisa da UP-Maputo |
---|---|---|
1. Agness Clotilde | Avaliação da eficácia das micorrizas no cultivo da couve (Brassica olerácea), uma prática para agricultura sustentável. | Meio Ambiente |
2. Alberto Cupane | Avaliação do Ensino à Distância em Moçambique | Educação |
3. Alcinda Mafuiana | Concepção e implementação de tecnologias persuasivas para eficiência energética em edifícios escolares. | Meio Ambiente e Energia |
4. Almerinda C. Tchemane | Impacto das Mudanças Climáticas na Agricultura | Meio Ambiente |
5. Ana Paula L. A. Camuendo | O papel da mulher rural na gestão e conservação da água e do solo: Caso da Ponta de Ouro e Município de Boane | Meio Ambiente |
6. Armindo Monjane | Colaboração na coordenação do Projecto | |
7. Arsénio José Mindú | Impacto das Mudanças Climáticas na Agricultura | Meio Ambiente |
8. Carlos Lauchand | Coordenação do Projecto Geral | |
9. Dalila Augusto Mussengue N. San | O papel da mulher rural na gestão e conservação da água e do solo: Caso da Ponta de Ouro e Município de Boane | Meio Ambiente |
10. Elias Laquiasse | Avaliação do Ensino à Distância em Moçambique | Educação |
11. Elísio Machicane Tivane | Influencia dos Aspectos Culturais nas Configurações de Canoas Aplicadas no Ensino dos Conteúdos da Geometria na Disciplina de Matemática em Moçambique | Etnomatematica |
12. Ézar Esau Nharreluga | Concepção e implementação de tecnologias persuasivas para eficiência energética em edifícios escolares. | Meio Ambiente e Energia |
13. France Langa | Estratégias para redução do consumo de energia eléctrica nas escolas públicas nos distritos de Magude, Namaacha e Chibuto. | Meio Ambiente |
14. Herieta Massango | Concepção e implementação de tecnologias persuasivas para eficiência energética em edifícios escolares. | Meio Ambiente e Energia |
15. José Júlio Júnior Guambe | Vulnerabilidade das infraestruturas turísticas a efeitos das mudanças climáticas no município de Vilankulo | Meio Ambiente |
16. Marcelo Manjate | Inquérito sobre a produção de energia eléctrica em Chua | Energia |
17. Olga R. Chuquela | Riscos Ambientais na Província de Maputo (estudo piloto) | Meio Ambiente |
18. Pércio Julião C Sitoe | Riscos Ambientais na Província de Gaza (estudo piloto) | Meio Ambiente |
19. Salvador Fernando Chiposse | Avaliação da eficácia das micorrizas no cultivo da couve (Brassica olerácea), uma prática para agricultura sustentável. | Meio Ambiente |
20. Sérgio Tomás Vilanculo | Vulnerabilidade das infraestruturas turísticas a efeitos das mudanças climáticas no município de Vilankulo | Meio Ambiente |
21. Sérgio Tomás Vilanculo | Avaliação da eficácia das micorrizas no cultivo da couve (Brassica olerácea), uma prática para agricultura sustentável. | Meio Ambiente |
22. Silvia Inácio Langa | Influencia dos Aspectos Culturais nas Configurações de Canoas Aplicadas no Ensino dos Conteúdos da Geometria na Disciplina de Matemática em Moçambique | Etnomatematica |
23. Uranio Sitoes | Concepção e implementação de tecnologias persuasivas para eficiência energética em edifícios escolares. | Meio Ambiente e Energia |
24. Yonss Leide Matias | Avaliação da eficácia das micorrizas no cultivo da couve (Brassica olerácea), uma prática para agricultura sustentável. | Meio Ambiente |
Publicações (artigos/livros) - Em perspectiva
- Resumo da conferência internacional sobre novos paradigmas no ensino de ciências naturais e matemática já realizada
- Um número de revista Munyo composto pelos artigos de iniciação cientifica
Lista de Universidades Parceiras
- Cape Peninsula University of Technology in Cape Town – RSA
- Universidade de Minho – Portugal
- Curtin University of Technology – Perth – Australia
- Katmandu University - Nepal