Resumo/Resultados Esperados
IMPAR tem como objetivo dinamizar o ecossistema para a economia social e empoderar jovens mulheres para que estas possam criar, gerir e fazer crescer empresas sociais que persigam a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento inclusivo. Assim, esta iniciativa pretende contribuir para formar e apoiar uma nova geração de empreendedoras sociais nos países de língua oficial portuguesa da África Subsaariana, ao mesmo tempo consolidando as Universidades como centros de excelência para o desenvolvimento económico sustentável e inclusivo das comunidades onde estão inseridas.
A lógica de intervenção do IMPAR foca-se em dois principais eixos que têm como objetivos derradeiros reduzir as barreiras ao empreendedorismo feminino, apoiar e estimular a expansão do ecossistema para a economia social, e alavancar o contributo da economia social para o desenvolvimento económico sustentável e inclusivo de Moçambique, Cabo Verde e Angola.
O primeiro eixo pretende melhorar as condições estruturais para o empreendedorismo social feminino e cimentar as Universidades como centros de excelência para a promoção do empreendedorismo social e para o desenvolvimento económico sustentável e inclusivo das comunidades onde estão inseridas. Este centrar-se-á no desenho e na operacionalização do Programa de Incubação e Aceleração Virtual de Empresas Sociais IMPAR, que proporcionará às Universidades um quadro comum e um modelo de intervenção para assessorar e capacitar jovens mulheres que pretendam seguir uma carreira como empreendedoras sociais nos países de língua oficial portuguesa da África Subsaariana.
O segundo eixo centra-se na necessidade de empoderar as jovens e promover o desenvolvimento de competências transversais e interpessoais para o despontar de uma nova geração de empreendedoras sociais. Os Cursos de Formação em Empreendedorismo Social IMPAR fornecerão uma sólida base para que jovens do sexo feminino com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos adquiram os conhecimentos, as aptidões transversais e as competências interpessoais, de gestão e de colaboração para criar, gerir e fazer crescer empresas sociais eco-inclusivas em Moçambique, Cabo Verde e Angola.
Actividades/Relatórios Esperados
- Gestão, Coordenação e Justificação
- Reuniões de Coordenação
- Desenvolvimento do Quadro de Referência IMPAR
- Preparação do Workshop Colaborativo IMPAR
- Implementação das Sessões de Formação de Formadores em Empreendedorismo Social
- Sessões de Capacitação em Incubação e Aceleração de Empresas Sociais
- Implementação dos Cursos de Formação em Empreendedorismo Social (experiência piloto)
- Criação de uma Comunidade Internacional para o Empreendedorismo Social
- Preparação da publicação final em formato eletrónico
- Site IMPAR - Visibilidade em redes sociais
- Jornadas para o Empreendedorismo Social no Feminino
- Conferência Final