Decorreu de 31 de Janeiro a 04 de Fevereiro do ano em curso, o processo de selecção para o ingresso à Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) através de exames de admissão para os diferentes cursos que são ministrados nesta instituição do ensino superior no país. No presente ano académico estão sendo submetidos ao processo selectivo 13194 candidatos que vão disputar as 3930 vagas disponíveis, para os regimes, Laboral e Pós-Laboral, e Ensino à Distância.
O reitor da UP-Maputo, Professor Jorge Ferrão, acompanhado pelos membros da Comissão de Exames de Admissão, liderou a equipa de alto nível da UP-Maputo que supervisionou o andamento das provas nos diversos estabelecimentos de ensino previamente indicados.
O coordenador da Comissão de Exames, Doutor Pita Sitoe, sublinhou que dado ao contexto em que o país vive os exames no presente ano foram sendo realizados no final de semana para procurar recompensar o tempo perdido, e também devido à disponibilidade de espaços e enquadramento de período realização dos mesmos, tendo em conta que os candidatos que realizam os exames na UP-Maputo procuram vagas noutras universidades.
Carregando a bandeira de inclusão, a UP-Maputo para esta temporada inscreveu 150 candidatos com necessidades educativas especiais que disputam com os demais companheiros os cursos de pós-laboral e laboral. Referir que os cursos mais procurados no regime pós-laboral destacam-se, Contabilidade e Auditoria, Ensino de Língua Inglesa, Informática, Psicologia Educacional; para o regime laboral, Inglês, Direito; e para o Ensino à Distância, Inglês e História. (X)
Por: José Manuel Luís e Sebastião Guiamba
![exames 1](/images/2025/exames_1.jpg)