Bem-vindos. Bienvenue. Welcome. Karibu.
Ao visitar o nosso site terá a oportunidade de conhecer e mergulhar, com mais profundidade, em algumas das nossas realizações, pesquisas, publicações e outros aspectos relevantes da nossa universidade. Na realidade, estará a conhecer Moçambique, de lés-a-lés, no melhor que o seu povo, academia e ecossistemas, têm para oferecer.
Passam 31 anos desde que a Universidade Pedagógica (UP) despontou para o Mundo e contemplou os primeiros raios solares, sem hesitações e com intimidade. Começou por ser Instituto Superior Pedagógico, dedicou-se a formação de professores para as várias áreas de ensino e de profissionais para as áreas educacionais e afins. 10 Anos depois, em 1995, já como Universidade, passa a oferecer um variado leque de cursos, foi a segunda instituição de ensino superior criada no país, pensada, estruturada e implementada por moçambicanos como espaço democrático onde as epistemologias e saberes seculares e tradicionais se complementam e é, por conseguinte, um produto nacional, genuína e orgulhosamente moçambicano.
A UP é o melhor exemplo de unidade nacional, agregando diferentes sensibilidades e valores culturais como resultado da expansão, ao longo dos anos, um pouco por todo o país. Foi um crescimento robusto, alicerçado nas melhores práticas académicas, na diversidade e nos valores culturais, linguísticos, morais e, ainda, nas aspirações do seu corpo docente, discente e dos funcionários. A nossa universidade converteu-se, igualmente, num espaço democrático, de respeito mútuo, de integridade e de paz. Fortificamos deste modo a nossa divisa bem descrita em três línguas nacionais na nossa heráldica: Osomiha - Ensino, Kupisakira - Pesquisa, e Kutirhela - Servir através da Extensão Universitária.
A UP gerou sinergias locais e reconfigurou as assimetrias regionais, ao instalar-se em todas as províncias, abrindo novas oportunidades de formação e encurtando distâncias, formou, ao longo dos anos, o maior número de técnicos de nível superior do país, em diferentes áreas, capital humano que assegura as áreas da educação, da agricultura, da gestão municipal, da administração pública, entre outras. O seu corpo discente atingira neste 2017, 62.000 estudantes. Isto não são apenas números, estatísticas contam pouco nestas circunstâncias. São sonhos de milhares de jovens que só aqui, poderiam ter encontrado espaço para corporizar os seus sonhos e aspirações. Estes milhares de jovens representam agregados familiares de diferentes níveis e extractos sociais e que, com devoção e esperança, investem todos os seus parcos recursos para, um dia, verem o seu educando obter um canudo. Estes números traduzem o projecto nacional de Moçambique, de ter pelo menos, um membro de cada família, do Rovuma ao Maputo, formado e preparado para fazer deste país, um lugar próspero e desenvolvido.
Porque a internacionalização se transformou numa marca obrigatória nos espaços universitários, também nós abrimos a oportunidade a um largo e diversificado grupo de estudantes de outros continentes, para aqui beberem das vivências moçambicana e africana e partilharem as experiências de seus países e povos. Temos estudantes de Angola, Alemanha, Brasil, Tanzânia, Turquia, Vietnam, só para citar alguns. Nos próximos anos, estes números deverão aumentar mercê dos vários acordos de cooperação firmados.
Os docentes da nossa universidade já atingem a cifra de 2400. Aproximadamente 50% de todos os docentes existentes em Moçambique, em todo o ensino superior. Novamente, não são números que contam. Este corpo revela origens e talentos diversificados. Uma mescla de moçambicanos oriundos de classe média e outros da classe camponesa e operária. Uns com um percurso de formação, integralmente, feito em Moçambique, outros, com passagens por diferentes academias e universidades com enorme reputação, em todos os continentes, nomeadamente África, América, Austrália, Asia e Europa. São docentes que falam todas as línguas e dos mais variados quadrantes do mundo. Este é o xadrez de um capital humano experiente e motivado, que aqui nasceu e se fiz académico, pesquisador e que hoje, com brio e rigor, colocam o seu saber ao serviço de Moçambique, da região e do mundo. O Compromisso com a qualidade do corpo docente fez-nos apostar nos cursos de Pós Graduação, iniciamos este processo em 2007, estamos a celebrar com orgulho 10 Anos da Pós Graduação na UP com 35 cursos de Mestrado e 8 de Doutoramento. Ao nível da graduação oferecemos 50 cursos de licenciatura.