Missão

A UP é uma instituição de ensino vocacional cuja missão estatutária é a formação superior de professores para todos níveis de ensino e...

Leia mais ... 

Visão

O presente PE pretende tornar a UP uma instituíção de ensino superior de referência em Moçambique, com processos de formação, pesquisa...

Leia mais ... 

Valores

Ao presente PE subjazem sete valores que nortearam tanto a elaboração como devem nortear todas as acções enquadradas dele. Esses valores são...

Leia mais ... 

Notícias

Noel “Picasso”Langa . A vitalidade da arte.

arte noe 1
Para lá de qualquer tinta, só existe um quadro. Uma história que se fez vida e obra. O resto seria a reinvenção da própria tela, dos olhares atentos, carregados, espantados pela destreza, de um povo que glorifica e venera o seu Pintor Mor. 
Apenas, passaram 80 anos. Quase todos em busca do além, do infinito e criatividade. Mas, 80 aninhos , seria só o tempo. O espírito Noelino, a dimensão artística, humanista e veia de libertação, ainda procuram os caminhos da perfeição, sonho, desejo, peregrinação .
Noel Langa nasceu pintando o útero de sua Mãe, também ela dotada e talentosa ceramista. Seu Pai gestor de pedras que enriquecem o branco, pavimentou a estrada para que o menino Picasso e prodígio dos seus professores e Mestres, crescesse nas ondas das libras esterlinas. 
Revolucionou as pinturas de sua casa, ante a cumplicidade de sua Mãe, com carvão e outras invulgares tintas, oriundas de uma natureza generosa. Não sei quem o ensinou a cozinhar, mas, o seu bacalhau a Gomes de cá, é imbatível.
Estudou decoração e pintura e, só não se juntou a Mondlane, mesmo o tendo conhecido, em 1961, na sua última passagem pelo sul do país, porque o sonho das liberdades se erguem e constroem-se, em todos os cantos. As resistências e emancipações fazem estas terras do Índico, nas suas mais variadas dimensões. De todos se faz um país e uma revolução. 
Noel tem sido o Mestre de outros Mestres. Pintores que preenchem as paredes de suas galerias, com suas utopias, desencantos, sonhos e destrezas. Em cada pincel, as vontades de criar um novo mundo e uma vida eterna. 
No findar de mais um aniversário e, outro ano gregoriano, numa manhã de chuva de cores e aguarelas, apenas quisemos brindar e desejar ao consagradíssimo Mestre Noel Picasso Langa, longa vida , muita arte, saúde e estima de um povo e amigos que se cruzam  numa vênia merecida, diante desse tão notável percurso de curvas poéticas. Passamos a manhã da última sexta feira do ano 2018 no Atelier  em curso para Centro Cultural Arco Íris, no historico bairro Indígena, entre telas e cores se fez o arco íris de outras vivências. Jorge Ferrão
 art noe 2    arte noe 5  
       
       
       

Contacte-nos

  • Endereço:
    REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135 Maputo, Moçambique

  • Telefone: (+258) 21 30 67 09
    (+258) 21 32 08 60/2

  • Fax: (+258) 21 31 21 13

heraldica2

© 2017 CIUP - Centro de Informática da Universidade Pedagogica. Todos os direitos reservados.